O Soldadinho

Entre os heróis que povoaram este município, um marcou profundamente várias gerações: o Soldadinho. Seu nome se perdeu na voragem do tempo (recentemente encontrou-se um mapa mencionando um nome que, com certeza, pode ser o do soldado), mas seu exemplo ficou.

Era um soldado (segundo a tradição oral) que fugia da Revolução Federalista com seus companheiros no meio de uma nevasca que os surpreendeu onde hoje é conhecido como Morro do Maurício. Aos poucos foi se distanciando dos amigos e ficou para trás. Não conseguindo mais caminhar, encostou-se em um pinheiro e ali faleceu tentando acender o fogo para se aquecer enquanto a neve caia abundante. Seus amigos só perceberam sua ausência quando chegaram numa fazenda onde pararam. Alguns voltaram, mas a nevasca aumentou impedindo a busca. No dia seguinte, voltaram a procurar e encontraram o Soldado morto. Alí mesmo foi enterrado e no local foi assentada uma cruz. Soldadinho é o nome carinhoso com que o povo passou a chamá-lo. Hoje dá nome a comunidade que surgiu depois, tendo como patrono da Capela São Maurício, militar como o Soldadinho, e Mártir de Cristo.

Este site é em homenagem ao Soldadinho com pedidos de que abençoe a cada um que estas páginas virem. Que o Soldadinho interceda por todos nós, junto Maria, a Mãe de Deus e nossa.

Conheça  o Soldadinho:

Soldadinho, o santo alfredense?

Uma vela para o Soldadinho

Mapa indica onde o Soldadinho foi enterrado

Deixe uma resposta